The Port of Santos in the View of the Ministry of Ports and Airports of Brazil
Interview with Sílvio COSTA FILHO

29 Maggio, 2025


ENTREVISTADO | Sílvio COSTA FILNO, Ministro dos Portos e Aeroportos do Brasil

O Porto de Santos desempenha um papel fundamental na economia brasileira e global. Responsável por cerca de 30% do comércio do Brasil com outros países, é a principal via de escoamento da produção agropecuária nacional, garantindo o abastecimento de mercados internacionais e contribuindo para a segurança alimentar global. Sua importância estratégica é incontestável.
Além da exportação de commodities agrícolas, o Porto de Santos é essencial para a economia das regiões Sudeste e Centro-Oeste, viabilizando a distribuição de combustíveis derivados do petróleo refinado em São Paulo, que chegam ao país pelos portos de Santos e São Sebastião. Isso impacta diretamente a frota de veículos terrestres, aviões e embarcações que abastecem aproximadamente 86 milhões de brasileiros e respondem por mais de 50% do PIB nacional.
O Porto também é vital para a indústria e o setor agrícola, pois permite a importação de insumos essenciais, como peças industriais e fertilizantes. Dessa forma, está plenamente alinhado às diretrizes do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), que busca expandir a infraestrutura portuária, estimular a navegação de cabotagem e fortalecer as hidrovias para impulsionar o desenvolvimento econômico do Brasil.

O Ministério de Portos e Aeroportos está promovendo um ciclo de investimentos históricos no Porto de Santos, totalizando mais de R$ 20 bilhões nos próximos anos. Entre as principais obras estão a construção do túnel Santos-Guarujá, uma demanda histórica de quase um século, que solucionará gargalos logísticos e proporcionará melhor conexão entre as margens do porto, impulsionando ainda mais sua competitividade.

O grande desafio do setor portuário brasileiro é modernizar os acessos marítimos e terrestres, além de expandir e aprimorar a infraestrutura portuária para atrair investimentos privados e aumentar a competitividade do Brasil no comércio global.
No Porto de Santos, um marco para este avanço será o leilão do Tecon Santos 10 (antigo STS 10), um novo terminal que, quando em operação, aumentará em 3,5 milhões de TEUs/ano a movimentação de contêineres, somando-se aos 5 milhões de TEUs/ano já registrados. Isso permitirá que o Porto de Santos atinja quase 9 milhões de TEUs por ano, consolidando-se como o maior da América Latina.

Será o maior leilão portuário do Brasil, que passará da 46ª para a 15ª posição em movimentação de contêineres no mundo.
Além disso, a dragagem do canal para 17 metros de profundidade possibilitará que o Porto de Santos receba os maiores navios do mundo a qualquer hora do dia, uma demanda fundamental para os armadores internacionais.
A modernização também envolve tecnologia e sustentabilidade, com projetos como a implantação da rede 5G para agilizar operações logísticas; o desenvolvimento do “gêmeo digital”, que permitirá simulações virtuais para otimizar operações portuárias; a adoção do VTMIS (Vessel Traffic Management Information System), um sistema de monitoramento do tráfego marítimo; além de investimentos em práticas de ESG, incluindo a eletrificação de rebocadores e ações ambientais para tornar o porto mais sustentável.
O Governo Federal também tem reforçado parcerias internacionais e intercâmbios técnicos para aplicar as melhores práticas utilizadas em portos de referência mundial.

A análise detalhada sobre a criação de uma Zona de Processamento de Exportação em Santos dependerá da elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para melhor qualificar o tipo e volume de produto a ser processado e o modo de transporte. No entanto, há disponibilidade de infraestrutura federal na região, sem obstáculos aparentes para a criação da referida ZPE.
Atualmente, encontra-se em andamento a análise da revisão da Poligonal do Porto Organizado de Santos.




Article reference for citation:

GONÇALVES, Adilson Luiz. “The Port of Santos in the View of the Ministry of Ports and Airports of Brazil. Interview with Sílvio COSTA FILHO”. PORTUS | Port-City Relationship and Urban Waterfront Redevelopment, 49 (June 2025). RETE Publisher, Venice. ISSN 2282-5789.
URL: https://portusonline.org/the-port-of-santos-in-the-view-of-the-ministry-of-ports-and-airports-of-brazil-interview-with-silvio-costa-filho/



error: Content is protected !!