╔
PORTRAIT Cidade e Porto de Santos no Brasil
Apresentação
A cidade portuária de Santos, situada no Estado de São Paulo, Brasil, tem uma história que se confunde com a do próprio País desde o século XVI.
O porto deu origem à cidade e ambos percorreram todos os ciclos econômicos e políticos do Brasil, sempre mantendo seu protagonismo, tornando a cidade de Santos uma das principais do País, e seu porto o principal do Hemisfério Sul.
Este PORTRAIT da Revista PORTUS tem por objetivo contar um pouco de sua história, presente e futuro.
Para tanto contribuíram autoridades municipais e federais, representantes das classes empresarial e laboral, pesquisadores, especialistas e escritores, abrangendo aspectos históricos, socioeconômicos, ambientais, turísticos, esportivos e culturais.
O Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, a Prefeitura de Santos e suas secretarias especializadas -com destaque para as de Assuntos Portuários e Emprego, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano-, o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo, o Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga do Porto de Santos, o Sindicato Nacional das Operações Portuárias, a Associação Comercial de Santos, a Autoridade Portuária de Santos e seu Conselho de Administração, pesquisadores do Núcleo de Estudos Portuários, Marítimos e Territoriais da Universidade Santa Cecília e a Academia Santista de Letras contribuíram com artigos e entrevistas que permitirão conhecer a cidade e o porto de Santos sob múltiplos aspectos.
Temas como a relação porto-cidade/cidade-porto, planjamento urbano-portuário, operações portuárias, logística e socieconomia, legislação, revitalização de áreas portuárias desativadas, inovação, turismo de cruzeiros marítimos, ESG, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e mudança do clima foram abordados sob vários pontos de vista que não divergem entre si, mas se complementam.
Pelé, o Atleta do Século XX. (Fonte: Sindaport).

Santos é uma cidade que se destaca por sua qualidade de vida, seus atrativos turísticos e culturais, sua relevância histórica, por sediar o Santos Futebol Clube, time que revelou o Atleta do Século XX, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, além vários outros atletas de primeira grandeza em vários esportes.
O Porto de Santos é multipropósito com todas as características de um complexo concentrador de cargas, com espaço para expansão de suas atividades em terra e mar adentro, potencializando ainda mais sua capacidade operacional.

Porto de Santos. (Fonte: Autoridade Portuária de Santos – APS).
Cidade e porto planejam atrair novas cargas, com foco em alta tecnologia, alto valor agregado e baixo impacto ambiental, com ênfase em exportações menos suscetíveis a eventos climáticos extremos.
Novos acessos terrestres e a aumento da capacidade do canal de acesso aquaviário estão em processo. Uma ligação entre as margens do canal, interligando terminais portuários e as cidades de Santos e Guarujá, obra esperada há quase cem anos, finalmente serão concretizadas. Brevemente, o aeroporto metropolitano será inaugurado, bem como um novo e moderno terminal de cruzeiros marítimos está em pauta.

Cruzeiros Marítimos – MSC Seaview. (Fonte: Encontro Indústria-Porto).
Tudo isso associado a uma orla de referência internacional, por seus jardins e prática de esportes; um centro histórico que conta com edificações que remontam ao século XVII, onde o café está em cada esquina, da Bolsa e do Museu que contam sua história, ao fervilhante comércio do “ouro verde”.

Por do sol nas praias de Santos. (Fonte: Krooze).
Santos ainda dispõe de uma ampla rede de escolas e universidades, hospitais de referência regional, e belezas naturais que a tornam uma das melhores cidades para se viver no Brasil.
Coube ao Núcleo Avançado da Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades – RETE na Universidade Santa Cecília – Unisanta coordenar esta edição, sendo que os convites para colaboração foram imediatamente aceitos, demostrando a importância da RETE como entidade internacional em seu mister.
Espero que a leitura seja interessante, já alertando que tudo o que foi aqui abordado é apenas um resumo do que a cidade portuária de Santos, polo da Região Metropolitana da Baixada Santista, representa para o Brasil.
Há muito mais para conhecer e não esquecer!
IMAGEM INICIAL | Orla da cidade de Santos. (Fonte: Veja).