╔
A Universidade Santa Cecília – Unisanta: Centro Avançado da RETE em Santos, Brasil
Entrevista com Sílvia Ângela TEIXEIRA PENTEADO
Gostaria de agradecer especialmente à Sra. Sílvia Teixeira, Reitora da Universidade Santa Cecília – Unisanta, Centro Avançado da Associação para Colaboração entre Portos e Cidades – RETE em Santos-Brasil, pela sua disponibilidade e gentileza em conduzir esta entrevista para a PORTUS sobre a importância do mais importante complexo portuário brasileiro, a relação porto-cidade e o papel da Universidade nesse cenário.
A Sra. Sílvia Teixeira é formada em Pedagogia, tem mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Diretora do Sistema de Comunicação Santa Cecília. Presidente do Conselho de Administração e Conselheira Vitalícia da Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos. Presidente do Conselho de Câmaras Setoriais da Associação Comercial de Santos – ACS. Com vários livros e trabalhos publicados, sua trajetória está ligada a organizações de ciência, cultura e educação no Brasil e no exterior.
Foi uma grande honra e um grande prazer para mim poder conversar com ela por ocasião desta edição da PORTUS.
ENTREVISTADOR | Adilson Luiz GONÇALVES, Engenheiro Mestre pela Secretaria de Assuntos Portuários e Emprego da Prefeitura de Santos
ENTREVISTADA | Sílvia Ângela TEIXEIRA PENTEADO, Reitora da Universidade Santa Cecília – Unisanta
Conte um pouco da história da Unisanta, por gentileza.
A história da Universidade Santa Cecília – Unisanta tem suas raízes na dedicação de nossos fundadores à educação. O Colégio Santa Cecília, inaugurado em 16 de maio de 1932, foi o ponto de partida para a criação do Instituto Superior de Educação Santa Cecília – ISESC. Sob a direção dos saudosos professores Nilza e Milton Teixeira e da professora Emília Maria Pirilo, a instituição cresceu de forma contínua, sempre comprometida com a qualidade do ensino e a expansão de cursos em diferentes áreas do conhecimento.
Sob a liderança desses visionários, aquela modesta escola se tornou o Complexo Educacional Santa Cecília, o mais tradicional da Baixada Santista e um dos mais respeitados do país. Hoje, atendemos cerca de 25 mil alunos, da educação infantil à pós-graduação, com mais de 100 mil metros quadrados de infraestrutura moderna e adaptada às necessidades do ensino contemporâneo.
Nosso pioneirismo sempre foi um diferencial. A Unisanta se consolidou como referência em educação superior no Brasil, oferecendo mais de 130 cursos de graduação, tanto presenciais quanto a distância. Em 1971, percebemos a necessidade de atender aos trabalhadores da região e criamos o primeiro curso de graduação, Engenharia Operacional, em período noturno, atendendo à demanda do parque industrial de Cubatão, do Porto de Santos e dos estudantes que trabalhavam durante o dia. Nosso primeiro curso de pós-graduação lato sensu foi Engenharia de Segurança do Trabalho, reafirmando nosso compromisso com a qualificação profissional.
Nada disso seria possível sem as pessoas que fazem parte da nossa história. Com mais de 1.500 professores e colaboradores, a instituição segue investindo na formação acadêmica, na pesquisa e na extensão universitária. Nosso alcance vai além do campus, pois estamos presentes em diversas regiões do Brasil com mais de 100 polos de Educação a Distância em diversas regiões do país expandindo oportunidades de aprendizado para todos. Nosso portfólio acadêmico também inclui cursos de extensão, especialização, MBA, mestrado, doutorado e pós-doutorado, garantindo uma formação completa e alinhada às demandas do mercado.
Nosso compromisso com a educação está intrinsecamente ligado ao incentivo ao esporte. Temos orgulho de ser a primeira força universitária da natação brasileira. Nossos atletas brilharam, acumulando medalhas olímpicas nos Jogos Rio 2016 e Tóquio 2020, além de conquistarem títulos expressivos em campeonatos pan-americanos, sul-americanos e brasileiros em modalidades como judô, caratê, canoa havaiana, futebol escolar, handebol, vôlei e tênis de mesa. O incentivo ao esporte se estende a todas as idades, incluindo bolsas para talentos promissores, como as jogadoras das Sereias da Vila, do Santos FC.
Outro compromisso fundamental é nossa atuação em responsabilidade social. A Unisanta realiza mais de 2,8 milhões de atendimentos gratuitos por ano, beneficiando a comunidade por meio de clínicas, escritórios-modelo de engenharia e arquitetura, assessorias jurídicas, serviços de comunicação, cursos gratuitos e eventos comunitários. Somente em um ano, foram mais de 130 mil horas de dedicação de alunos e professores em projetos voltados ao bem-estar social.
Mais de seis décadas depois, seguimos fiéis à nossa missão de unir tradição e inovação, mantendo o compromisso de formar profissionais qualificados e contribuir ativamente para o desenvolvimento da sociedade, transformando vidas por meio da educação, do esporte e da responsabilidade social.
Santos é a principal cidade portuária do Brasil. Como a Universidade Santa Cecília se insere nesse contexto?
O Complexo Educacional Santa Cecília e o Porto de Santos compartilham uma trajetória entrelaçada, que remonta a 1961, quando o Colégio Santa Cecília abriu suas portas para acolher, prioritariamente, os filhos dos trabalhadores portuários. No meu caso, essa ligação é ainda mais forte: minha família sempre teve muita ligação com o cais santista. Meu pai foi fiscal da alfândega, e um dos meus tios trabalhou na estiva. Cresci ouvindo histórias do porto, vendo de perto sua importância para a cidade e para o país.
Dessa forma, atenta às demandas do setor portuário, a Universidade Santa Cecília tem se dedicado incessantemente à pesquisa, à inovação e à formação de profissionais altamente capacitados para atuar nesse segmento estratégico da economia brasileira. Nossa instituição abriga o único Observatório Portuário do Brasil e edita o único periódico científico especializado no setor, reforçando seu compromisso com a produção e a disseminação do conhecimento técnico que impulsiona o desenvolvimento portuário e marítimo.
Um dos prédios da Unisanta. (Fonte: Unisanta).

No campo da pós-graduação, a Unisanta mantém um portfólio robusto de especializações voltadas à logística, gestão portuária, engenharia e direito marítimo, capacitando profissionais para atender às crescentes exigências do setor. No âmbito acadêmico, destacamo-nos com o mestrado em Ecologia, Auditoria Ambiental, Ciência e Tecnologia Ambiental, Engenharia Mecânica, Direito e os doutorados / pós-doutorados em Ciência e Tecnologia Ambiental e Engenharia Mecânica. Uma formação stricto sensu que alia inovação, tecnologia e preservação ambiental, preparando especialistas para atuar em um dos aspectos mais sensíveis e estratégicos do Porto de Santos.
No Direito, expandimos nossa atuação com a nova área de concentração em Direito Portuário e Marítimo no mestrado em Direito, uma resposta à complexidade crescente das regulamentações e das operações que envolvem o comércio marítimo e a infraestrutura portuária.
As áreas do Direito Marítimo e Portuário, embora sejam consideradas ramos mais complexos e menos difundidos do Direito, são essenciais para o desenvolvimento seguro e sustentável do país. Para aprofundar as discussões, também realizamos o Congresso Brasileiro de Direito Marítimo e Portuário, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Direito Marítimo – ABDM, em sua nona edição. Durante o evento, as maiores autoridades no assunto, entre elas ministros, buscam soluções conjuntas nos mais diferentes aspectos, priorizando a eficiência operacional, o acesso à justiça e efetividade, a responsabilidade socioambiental, a gestão de pessoas, a infraestrutura, a modernização da tecnologia da informação e a preservação do meio ambiente.
Um dos Congressos de Direito Marítimo & Portuário da Associação Brasileira de Direito Marítimo – ABDM, realizado em Santos, pela Unisanta. (Fonte: Unisanta).

A Unisanta mantém vínculo com a RETE desde 2013, já tendo realizado eventos e participado de publicações da Associação, inclusive coordenando algumas delas. Qual a importância da participação da Unisanta numa instituição que tem como tema a relação porto-cidade?
A relação entre o porto e a cidade é um elo vivo, dinâmico e essencial para o desenvolvimento sustentável de ambas as partes. Desde 2013, a Universidade Santa Cecília mantém um vínculo estreito com a RETE – Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades, contribuindo ativamente para o debate e a produção de conhecimento sobre essa interação fundamental.
Por meio do Centro Avançado RETE/Unisanta, buscamos ampliar o intercâmbio nacional e internacional de boas práticas, promovendo viagens de estudos, seminários e atividades que fortaleçam o diálogo entre a academia, o setor produtivo e as administrações municipais. Nossa missão é oferecer um espaço de reflexão e construção coletiva, onde o conhecimento científico e tecnológico se converte em ações concretas para o aprimoramento das cidades portuárias.
A criação do Núcleo de Estudos Portuários e Marítimos – NEPOMT, formalizado junto ao CNPq, reforça esse compromisso. Composto por pesquisadores, docentes e alunos da graduação e pós-graduação, esse grupo de pesquisa se dedica a investigar e compreender os desafios e oportunidades que envolvem o Porto de Santos e sua interface com a cidade e a zona costeira. As três linhas de pesquisa que norteiam o NEPOMT – as relações porto-cidade, porto-zona costeira e o trabalho portuário e marítimo – refletem nossa preocupação em abordar essas temáticas de forma ampla e integrada.

Criação do “Nodo Avanzado” da RETE na Unisanta (2013) e participação do NEPOMT em eventos internacionais. (Fonte: Unisanta).
A Universidade Santa Cecília compreende que a relação entre o porto e a cidade transcende as fronteiras do território físico; ela se manifesta na economia, na mobilidade urbana, no meio ambiente e na qualidade de vida da população. Nesse sentido, nossa participação na RETE e as iniciativas de pesquisa desenvolvidas internamente não apenas fomentam o avanço do conhecimento, mas também geram impactos reais e positivos para a comunidade.
Seguimos, assim, como uma instituição comprometida com a inovação, o desenvolvimento e a construção de pontes – não apenas entre o porto e a cidade, mas entre o saber acadêmico e as transformações que moldam o futuro da sociedade.
A associação como uma entidade internacional veio de forma natural, tendo como objetivo compartilhar experiências e estudos no âmbito da relação porto-cidade, em todos os seus aspectos. A RETE, por seu histórico, abrangência temática e qualificação de especialistas e entidades vinculados tem contribuído significativamente nesse processo, cada mais aprimorado. Já são 12 anos dessa parceria, que se renova e inova constantemente, ainda mais após a criação da RETE-LATAM, congregando países da América Latina e Caribe.
Qual a atuação da Unisanta no âmbito da relação porto-cidade, em seus múltiplos aspectos, inclusive quanto aos efeitos das mudanças do clima?
A Unisanta tem uma conexão profunda com a nossa cidade e o porto, que é o coração pulsante do nosso território. O mar, com sua imensidão e mistério, reflete em nossas ações um compromisso com o desenvolvimento sustentável e a preservação de nossa rica biodiversidade. Por mais de duas décadas, nossa universidade tem se dedicado ao estudo das marés e suas interações, especialmente por meio do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas – NPH da Unisanta e da Sala de Situação dos Recursos Hídricos da Baixada Santista, que acompanham com rigor os efeitos hidrodinâmicos, ampliando o entendimento sobre as forças que moldam o nosso litoral.
Sala de Situação do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas – NPH da Unisanta. (Fonte: Unisanta).

Nosso laboratório de Ecotoxicologia, certificado com excelência, é um exemplo de como a ciência e a pesquisa podem guiar operações responsáveis e avançadas. Essa busca incessante por conhecimento nos permite não só avançar nas fronteiras da ciência, mas também proteger o que é vital: a beleza e o equilíbrio do estuário, que são a essência do nosso meio ambiente.
Laboratórios de Ecotoxicologia, de Inovação Tecnológica e de Operações Unitárias. (Fonte: Unisanta).

Além disso somos referência em projetos e pesquisas em áreas de dragagem, transportes, estradas, montagens de equipamentos e acionamentos, prevenções de riscos de incêndio e explosão, produção de estudos segurança voltados para a rotina dos avulsos, estivadores e capatazia.
Cada ação da Unisanta é um tributo a esse legado, pois entendemos que o progresso devem caminhar juntos. Divulgar nossas conquistas e esforços é compartilhar com a sociedade o compromisso que temos com um futuro sustentável, no qual o porto e a cidade convivem em uma relação de respeito mútuo, guiados pelo farol da ciência e da educação.
IMAGEM INICIAL | Um dos campi da Universidade Santa Cecília em Santos, Brasil. (Fonte: Unisanta).